IMPRENSA

ISD Brasil credencia primeiros avaliadores de CMMI para altos níveis de maturidade da América do Sul

A Integrated System Diagnostics Brasil - ISD BRASIL - acaba de credenciar os primeiros, e atualmente únicos, avaliadores de CMMI certificados e autorizados pelo SEI - Software Engineering Institute - a conduzir avaliações oficiais dos níveis 4 e 5 do modelo. Estas avaliações são consideradas de altos níveis de maturidade, e os poucos profissionais no mundo autorizados a liderá-las precisam ter a certificação de "High Maturity Lead Appraiser", ou HM LA.

A iniciativa de aprimorar os critérios para certificação de avaliadores e a determinação de que avaliações de níveis 4 e 5 do CMMI na sua versão 1.2 só podem ser conduzidas por avaliadores certificados para tal fazem parte de um conjunto de determinações que o SEI, entidade responsável pelo CMMI, recentemente divulgou.

Uma das principais motivações do SEI é que a adequada interpretação do modelo e os critérios definidos sejam respeitados. Existe uma crescente preocupação do mercado com a qualidade e credibilidade das avaliações oficiais divulgadas pelas organizações em todo o mundo. Atingir os mais altos níveis de maturidade do CMMI não é uma tarefa trivial, pois um sofisticado sistema de gestão com base estatística é requerido.

No entanto, muitas empresas divulgam que "rapidamente" conquistaram altos níveis de maturidade, o que não deveria ser comum e, muitas vezes, não é tecnicamente e gerencialmente possível.

Por esse motivo, o SEI criou alguns mecanismos como a publicação em seu site somente das avaliações que passaram por seu crivo de qualidade - as quais podem ser consultadas pelo link http://sas.sei.cmu.edu/pars/pars.aspx.

Além disso, foram definidos critérios de tempo de validade das avaliações e, entre outras iniciativas, um rigoroso processo de certificação de avaliadores autorizados a conduzir avaliações de níveis 4 e 5.

Carlos Caram, Elizete Siervo e Renato Vasques são os profissionais da ISD que foram certificados nesse processo. Com isso, tornam-se os primeiros profissionais na América do Sul a possuir a autorização para liderar avaliações de nível 4 e 5 do CMMI.

Para se tornar um High Maturity Lead Appraiser é necessário ter a credencial de avaliador SCAMPI, possuir conhecimentos estatísticos, experiência em avaliações de nível 4 e 5, ter suas credenciais aprovadas por um comitê do SEI e, no último estágio, passar por um exame oral com profissionais do SEI pertencentes ao programa de qualidade daquela instituição. Renato, Elizete e Caram passaram por este último estágio recentemente na Holanda, quando foram aprovados.

Globalmente, a Integrated System Diagnostics possui atualmente 6 avaliadores certificados como de alta maturidade, de um total de 85 profissionais certificados globalmente pelo SEI. É uma das empresas no mundo com o maior número de profissionais com esta credencial, o que comprova seu compromisso com a ética, a excelência e com resultados.

Para consultar a lista de empresas que tiveram o resultado de suas avaliações publicadas pelo SEI, consulte http://sas.sei.cmu.edu/pars/pars.aspx.

Para consultar a lista completa dos avaliadores autorizados a liderar avaliações de altos níveis de maturidade (high maturity lead appraisers), consulte http://partner-directory.sei.cmu.edu , clique em "search for an SEI-Authorized Individual" e no campo "Authorized Professional Role" selecione "SCAMPI HM-Lead Appraiser".

Para mais detalhes sobre o programa de qualidade do SEI nessa nova versão do CMMI (CMMI Dev), bem como para orientar-se sobre como certificar-se de que um nível de maturidade é válido, acesse um artigo que trata especificamente deste assunto em http://www.isdbrasil.com.br/artigo_autenticidade.html.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há sete anos, a ISD Brasil (www.isdbrasil.com.br) é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz trabalhos de governança, bem como a adoção de modelos de qualidade como o CMMI e o e-SCM (consultoria, treinamento e avaliações), em mais de 60 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Para maiores informações ligue para 11-3818.8989
Agosto de 2007

® CMMI is registered in the US Patent and Trademark Office by Carnegie Mellon University SM Capability Maturity Model Integration and SEI are service marks of Carnegie Mellon University

Clique aqui para fazer o download deste texto.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país