IMPRENSA

Resource é pioneira na dupla certificação CMMI para Fábrica de Projetos e de Códigos

Diferentemente da maioria das empresas que certificam apenas a etapa de codificação, integradora decide investir também na certificação de sua fábrica de projetos garantindo total aderência dos sistemas de software aos negócios

São Paulo, 20 de Outubro de 2010 – A Resource, integradora brasileira de soluções e serviços de TI, acaba de receber a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration), no nível 3 para sua Fábrica de Projetos. O selo atesta a excelência em todas as fases do desenvolvimento de software desde o levantamento de requisitos até a implantação e produção. A partir desta certificação, a Resource iniciou um plano gradativo para implantar essas melhores práticas em cada projeto e dar cobertura em todas as suas operações. Em maio deste ano, a companhia também certificou sua Fábrica de Códigos, tornando-se a primeira empresa com uma certificação dupla realizada em momentos diferentes.

Gilmar Batistela, presidente da Resource conta que o investimento nesses processos de qualidade, incluindo profissionais PMPs e Six Sigma, consumiu perto de R$ 3 milhões somente nos últimos dois anos, com retorno satisfatório, especialmente porque levou toda equipe para mais perto do negócio do cliente. “Essa certificação da Fábrica de Projetos desloca o foco do código para o foco no negócio do cliente e dá para a equipe uma consciência muito forte sobre integração. Os consultores passam a enxergar com clareza o negócio, a responsabilidade e os desafios de cada projeto”, informa.

Carlos Caram, diretor executivo da consultoria ISD Brasil, empresa responsável pelo apoio à Resource em todo o seu programa de qualidade, incluindo a auditoria que confere a certificação com validade internacional, confirmou o pioneirismo da estratégia adotada. “Boa parte das empresas opta por avaliar apenas sua Fábrica de Códigos ou de Projetos, o que é suficiente para obter o selo. No caso da Resource, destacamos que a grande preocupação da direção da empresa era mesmo aperfeiçoar seus processos e imprimir alto nível de qualidade em cada uma das soluções que oferta para o mercado. Conduzir o programa de qualidade em linhas de negócio diferentes, e avaliá-las em momentos distintos, denota a preocupação em aplicar os processos na prática, sendo o alcance do nível de maturidade apenas uma consequência dessa estratégia”, explica o diretor. Ele esclarece ainda que a Resource certificou-se na versão 1.2 do CMMI-DEV, a qual traz uma série de alterações no modelo e no método de avaliação utilizado.

Ação preventiva e atendimento proativo

Eduardo Areias, gerente de processos e qualidade da Resource conta que ao se adequar às práticas do CMMI, a empresa coloca-se em um novo patamar de maturidade. "Certificar uma Fábrica de Projetos é uma iniciativa muito mais complexa. Com o CMMI 3, o gerenciamento de todos os projetos passa a ser mais efetivo e eficaz com a construção de uma base histórica para prever problemas”, comenta Areias.

O gerente lembra que a Resource foi a primeira empresa CMM – Nível 2 no escopo de Serviços de Outsourcing e inovou mais uma vez ao tornar-se pioneira também na certificação CMMI 3 independente nos escopos de Fábrica de Código e Fábrica de Projeto. “Enquanto a certificação da Fábrica de Código evidencia nossa capacidade de atender com agilidade e qualidade as demandas de codificação do mercado brasileiro, a certificação da Fábrica de Projetos nos torna parceiros de nossos clientes, uma vez que entendemos seu negócio e passamos a propor soluções estratégicas de forma proativa”, resume.

Sobre a Resource

A Resource, fundada por Gilmar Batistela, atua no Mercado de TI desde 1991 e está posicionada entre as 10 maiores empresas de Outsourcing em desenvolvimento de software e entre os principais integradores de TI do país. Sediada em São Paulo e com filiais em Alphaville, Americana, Campinas, Belo Horizonte, e Miami (EUA), atua com 14 unidades de negócios: Outsourcing, Fábrica de Software, Alocação de Profissionais, Business Intelligence, Oracle Service Line, Resource SiteSeeing, Resource Card Solutions, Storage Management, SOA, Quality Assurance, Contact Center e Infraestrutura, SAP Solutions e Studio Digital. Mais informações em www.resource.com.br

Sobre a ISD Brasilwww.isdbrasil.com.br

Primeira consultoria internacional a se instalar no Brasil com foco exclusivo em melhoria de processos, a ISD Brasil (Integrated System Diagnostics Brasil) atua em todo o ciclo de um programa de melhoria de qualidade envolvendo melhores práticas internacionais. Empresa totalmente independente, a ISD Brasil tem instrutores e avaliadores certificados pelo SEI (Software Engineering Institute), trabalha com seleção técnica e monitoramento de fornecedores, consultoria para aquisição de empresas, diagnósticos empresariais, governança de TI, treinamento presencial e treinamento on line (e-learning), entre outros serviços, sendo referência global em seu segmento. A ISD Brasil é a única empresa no Brasil a contar em seus quadros com profissionais autorizados a liderar avaliações de nível 4 e 5 do CMMI.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país