IMPRENSA

Softwares controláveis e eficazes

Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD-Brasil (Integrated System Diagnostics Brasil), é um dos palestrantes do painel de debates "A qualidade do software na prática", que acontece em 17/10, às 14h, no 18º Enesi-Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática, promovido pela Assespro-Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.

Caram defende uma mudança na forma como se desenvolvem softwares. Essa mudança, segundo ele, deve ser essencialmente gerencial e não somente técnica. "As empresas têm que criar processos que transformem o desenvolvimento de software em operações controláveis e previsíveis, entregues nos prazos, dentro dos custos esperados e atendendo a padrões de qualidade acordados com os clientes", afirma.

A análise de Caram tem como base os modelos CMM (Capability Maturity Model). O CMM surgiu no âmbito do Departamento de Defesa americano, cujas ações, pela importância estratégica e natureza crítica, não toleram falhas em processos.

Para garantir-lhes a integridade e a precisão - do fornecimento de matéria-prima à operação - o departamento criou o Software Engineering Institute (SEI), centro de pesquisa e desenvolvimento que concede a certificação CMM às empresas.

"De fato, a lógica do CMM, como a própria denominação sugere, é fazer com que as empresas busquem a maturidade de seus processos, num caminho de aperfeiçoamento constante de seus processos, baseado nas melhores práticas vigentes", explica Caram. "Assim, o CMM prevê que as empresas atinjam níveis de maturação que vão de um a cinco. No Brasil só há dez empresas com níveis dois e três de maturidade - seis com nível dois e quatro com nível três", conclui.

A ISD-Brasil é a única empresa nacional com profissionais credenciados pelo SEI-Software Engineering Institute para efetuar avaliações oficiais. A empresa trabalha também com treinamentos e consultoria.

O 18º Enesi acontece nos dias 17 e 18/10 no Complexo Firjan/Senai/CNI, Rio de Janeiro (Rua Mariz e Barros, 678), e deve contar com as presenças da governadora Benedita da Silva e do prefeito César Maia.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país