IMPRENSA

Centro de desenvolvimento de software da Dell recebe certificação de qualidade

SDC é a primeira instituição no Rio Grande do Sul a ser certificada com CMM nível 2 com consultoria e avaliação da ISD-Brasil

A Dell Brasil anuncia que seu Centro de Desenvolvimento de Software (SDC) acaba de se tornar a primeira instituição no Rio Grande do Sul a receber a certificação CMM - Capability Maturity Model, nível 2. O SDC foi inaugurado em Março de 2001 com o objetivo de desenvolver softwares para utilização interna pela Dell no Brasil e no Exterior. O centro está instalado no parque tecnológico da PUC-RS - Tecnopuc, em Porto Alegre, e também é o primeiro centro da Dell a receber este certificado no mundo.

O CMM é um modelo de qualidade reconhecido internacionalmente como de melhores práticas. Os resultados de uma avaliação oficial de CMM são reconhecidos pelo SEI - Software Engineering Institute - tendo se tranformado em sinônimo de qualidade na área de software. O modelo tem 5 níveis, com estágios crescentes de exigência e complexidade. Atualmente, no Brasil, existem apenas 15 empresas já certificadas. "O mercado brasileiro de software está dando seus primeiros passos nesta área, mas nos Estados Unidos, por exemplo, existem perto de 1.000 empresas certificadas e este número continua crescendo geometricamente ano após ano" diz Jairo Avritchir, Diretor do SDC da Dell no Brasil.

A implementação do projeto de melhoria de qualidade na Dell foi conduzido pela empresa Integrated System Diagnostics Brasil (ISD-Brasil), que ofereceu treinamento e consultoria, além da avaliação formal (certificação). A avaliação foi liderada por Carlos Alberto Caram, diretor da ISD-Brasil e primeiro brasileiro autorizado pelo SEI a liderar avaliações de CMM. Segundo Caram, "A Dell montou seu Centro de Desenvolvimento de Software de Porto Alegre, há dois anos, já com a filosofia de processos e qualidade. Além disso, seu programa de marketing interno específico para CMM em muito contribuiu para a disseminação dos conceitos de qualidade, de maneira criativa e eficaz. É a primeira e atualmente única organização da região Sul a obter um nível de CMM de maneira oficial, e tê-lo conseguido com o apoio da ISD-Brasil é motivo de grande satisfação".

A adoção do modelo CMM pelo SDC tem como objetivo auxiliar na implantação de processos mais eficientes de desenvolvimento de software, reduzindo custos e aumentando a produtividade e qualidade.

"Em função de seu modelo direto de negócios, a Dell prima pela redução constante dos custos operacionais como forma de tornar-se uma empresa mais eficiente, o que garante aos clientes solidez e melhores custos. Quando os processos internos são confiáveis, tornam a experiência do cliente junto a Dell muito melhor", afirma Terry Kahler, presidente da Dell para o Brasil e Mercosu.

"O SDC brasileiro é o primeiro centro de desenvolvimento de software da Dell a atingir este nível de maturidade no controle de qualidade, mas este é só o começo", complementa Jairo Avritchir. "Os centros da Índia e o dos Estados Unidos deverão ser certificados em nível 2 ainda neste ano. Continuaremos trabalhando para obter os níveis mais altos de certificação e para melhorar nossos processos".

Sobre a Dell do Brasil
Primeira unidade de produção na América Latina do grupo líder mundial em venda direta de sistemas de computadores, a Dell Computadores do Brasil foi inaugurada em novembro de 1999, na cidade de Eldorado do Sul, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A Dell Computadores do Brasil produz, comercializa e presta serviço a uma ampla gama de produtos, de notebooks e desktops a servidores e armazenamento. Mais informações sobre a Dell podem ser obtidas no seu web site: http://www.dell.com.br/empresa/servidores ou pelo telefone 0800 - 70 14 185.

Sobre a ISD-Brasil
A ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e conduz a adoção de CMM. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD-Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país