IMPRENSA

CPM inicia certificação CMM com ISD Brasil

A CPM, empresa especializada em consultoria, outsourcing e integração independente de TI, começa sua trajetória rumo à conquista do CMM (Capability Maturity Model) nível 2 para sua Fábrica de Desenvolvimento de Sistemas em baixa plataforma - Web e Client/Server. A ISD Brasil foi contratada pela CPM para apoiar o processo com consultoria, treinamento e avaliação oficial (a certificação).

Pioneira no conceito de fábrica de software, a CPM produz software sob medida, sistemas e soluções de apoio à gestão de produtos e serviços. Estruturada em células especializadas, oferece aos clientes uma extensão de seu ambiente de desenvolvimento e manutenção. E por utilizar metodologia auditável, assegura a qualidade e aderência dos sistemas às regras do negócio, eliminando retrabalho nas fases posteriores. Com isso, garante que as empresas mantenham o foco em suas estratégias de negócios e não tenham que se dedicar às atividades inerentes à tecnologia da informação.

Para Márcio Abreu, vice-presidente de Serviços e Produção da CPM, o CMM é uma ferramenta essencial e um diferencial competitivo para que a empresa intensifique suas ações e se estabeleça no mercado internacional. "Os profissionais da indústria brasileira de software possuem grande capacitação técnica. A certificação valoriza essa expertise brasileira, além de garantir processos definidos e ter impactos na qualidade de todos os processos de fabricação de software."

A CPM mantém seis fábricas de software em operação no Brasil. Possui cerca de dois mil profissionais e desenvolve aplicações nas mais diversas plataformas. As fábricas de software da CPM estão certificadas pela ISO 9001 e empregam cerca de 700 analistas e programadores.

"Ao buscar agregar o CMM aos seus processos a CPM mostra visão estratégica e comprometimento com seus clientes atuais e futuros, pois trata-se de um modelo de melhores práticas internacionais de desenvolvimento de software", diz o diretor executivo da ISD Brasil, Carlos Alberto Caram, primeiro avaliador brasileiro autorizado pelo SEI-Software Engineering Institute, entidade que criou o CMM.

Ao adotar o CMM, uma empresa partirá do nível 1 (inicial), em que o processo é imprevisível e controlado de forma insatisfatória, para o nível 2 (repetível), em que a empresa possuirá processos disciplinados. No nível 3 (definido), ela possuirá processos-padrão e consistentes. O nível 4 (gerenciado) estabelece processos que podem ser medidos e controlados. No nível 5 (otimização), a organização possuirá processos continuamente melhorados.

Sobre a CPM
Fundada em 1982, a CPM é empresa especializada em consultoria, outsourcing e integração independente de TI. A companhia faturou R$ 512 milhões em 2002 e conta com cerca de 165 clientes entre as 500 maiores empresas atuantes no Brasil. Em 2002, a empresa criou a unidade de negócios IT Consulting & Solutions, com o objetivo de oferecer consultoria de soluções de negócios aos seus clientes. A CPM possui mais de dois mil profissionais e tem operações nos Estados Unidos e Argentina. Seus acionistas são um grupo de investidores internacionais liderados pelo Deutsche Bank Capital Partners, com 51%, e o Bradesco, com uma participação de 49%.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há três anos, a ISD Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics Inc. e conduz a adoção de CMM (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 30 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em melhoria de processos baseada em modelos. A empresa promoverá, de 22 a 24 de outubro deste ano, no hotel Gran Meliá, em São Paulo, o primeiro ISD Brasil Customers Conference, evento sobre melhoria de qualidade na área de tecnologia, envolvendo mais de 35 empresas palestrantes, além de convidados internacionais (como Joseph Morin, um dos autores do CMMI).

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país