IMPRENSA

CPqD tem o maior programa voltado à qualidade de desenvolvimento de software do Brasil

Com a conquista do CMM Nível 2 em mais quatro áreas no fim de 2004, a organização leva modelo de qualidade consagrado mundialmente a todos os projetos de desenvolvimento de software, envolvendo cerca de 800 profissionais

O CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, localizado em Campinas, SP, é a organização brasileira que possui o maior número de processos orientados pelos conceitos do CMM - o Capability Maturity Model - um dos modelos de qualidade mais utilizados no mundo para o desenvolvimento de software.

Com a avaliação (procedimento que confirma a aderência da prática da organização aos requisitos do modelo) de mais quatro áreas em dezembro último, o CPqD passa a ter todos os projetos de desenvolvimento de software - o correspondente a 60% de suas atividades - pautados pelo CMM e nada menos que 800 profissionais da organização atuam hoje sob as diretrizes do modelo.

Sempre com consultoria e avaliações realizadas por uma entidade externa e independente, a Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), reconhecida pelo Software Engineering Institute (SEI) e única no país habilitada a fazer a avaliação do modelo com profissionais brasileiros, o CPqD chegou ao CMM nível 2 em 2003, com as áreas de Sistemas de Suporte a Operações e de Redes de Telecomunicações. Em julho de 2004, foi a vez da área de Sistemas de Billing do CPqD conquistar o CMM nível 2.

Em dezembro último, mais uma vez a ISD Brasil atestou o nível 2 nas atividades das áreas de Soluções de Inteligência de Negócios, de Laboratórios e Infra-Estrutura de Redes e de Tecnologia de Serviços. Nestas três últimas avaliações, a ISD Brasil destacou a total inexistência de qualquer ponto fraco. "Isso é um fato digno de nota em avaliações no mercado nacional", avalia Carlos Alberto Caram, diretor executivo da ISD Brasil e primeiro brasileiro autorizado a conduzir avaliações de CMM, sendo também avaliador líder de CMMI.

Atingir o segundo nível do CMM significa, entre outras coisas, estabelecer os processos de gerenciamento dos projetos, atendendo às expectativas dos clientes com relação aos requisitos técnicos, prazos e controle de seus custos.

"Seguramente o CPqD possui um dos maiores programas de qualidade baseados em CMM em todo o País", diz Mario Côrtes, assessor da qualidade do CPqD. Segundo ele, a maior parte dos parceiros do CPqD também atua de acordo com CMM ou está implantando o modelo. "Campinas é a região com maior concentração de CMM no Brasil", informa. A cidade paulista tornou-se pólo do setor eletrônico e de telecomunicações desde meados da década de 90. "O CMM facilita a seleção dos parceiros para a garantia de resultados. Isso está mobilizando as empresas da região", opina Côrtes.

"Ficamos orgulhosos por ajudar o CPqD a atingir um alto nível de excelência na utilização dos conceitos do CMM. A abrangência do programa de qualidade da organização ratifica a seriedade com a qual o CPqD conduz todas as suas iniciativas. Tem sido um esforço contínuo ao longo dos anos e um exemplo a ser seguido pelas empresas de tecnologia do Brasil", diz Caram.

Em 2006, segundo estima Côrtes, o CPqD vai chegar ao Nível 3, dessa vez do CMMI-Capability Maturity Model Integration, versão mais abrangente do CMM que integra diversos modelos do SEI, aumentando sua complexidade e exigência. A ISD Brasil segue como a consultoria a apoiar o CPqD nessa jornada.

Sobre o CPqD
Em mais de 28 anos de atuação em telecomunicações e tecnologia da informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios (OSS/BSS), tecnologias e produtos, serviços laboratoriais e consultorias. É uma organização comprometida em fornecer soluções inovadoras em telecom e tecnologia da informação. O CPqD emprega cerca de 1.300 profissionais altamente capacitados, e está presente em países da América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Com o emprego de centenas de aplicativos de software comerciais desenvolvidos e registrados, e de suas consultorias e serviços especializados, somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio), diversos clientes corporativos dos setores de energia, mercado financeiro e governamental.

Sobre a ISD-Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD-Brasil é subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics e realiza consultoria, treinamento e avaliações de CMM e CMMI. A ISD é a primeira empresa internacional, atuando na América do Sul, focada exclusivamente em qualidade de processos baseada em modelos. A ISD Brasil tem escritórios em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de consultores especializados, cuja experiência abrange a implantação de qualidade de processos em diversas organizações dos setores financeiro, industrial, de serviços, de telecomunicações, além de fábricas de software, institutos de pesquisa, pequenas empresas, entre outras.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país