IMPRENSA

Empresa de P&D 100% brasileira recebe certificação SW-CMM nível 2

Após quinze meses de intensa preparação, a FITec Inovações Tecnológicas, empresa do segmento de P&D, obtém, de maneira oficialmente reconhecida pelo SEI - Software Engineering Institute - o CMM nível 2 e passa a integrar o seleto hall das instituições que detêm este nível de maturidade.

Atualmente uma das mais importantes capacitações internacionais que uma instituição de desenvolvimento de software pode receber é a SW-CMM, Capability Maturity Model for software ou Modelo de Maturidade da Capacidade para software. Concedida a poucas empresas, a certificação é dividida em cinco níveis. Até o final de 2004, menos de 40 detinham a certificação nível 2, segundo dados do ISD (Integrated System Diagnostics), no Brasil. Hoje, a FITec Inovações Tecnológicas, empresa do segmento de P&D com atuação Internacional, conquista a certificação nos processos do nível 2, certificação esta pretendida por empresas do mundo inteiro.

Ana Alice Barros, Gerente de Qualidade Corporativa da FITec, liderou um grupo de colaboradores internos que, com o apoio da ISD Brasil e em quase quinze meses de intensa preparação, colocou a instituição no seleto grupo de empresas detentoras do CMM nível 2. "Desde o final de 2003, a FITec vem implementando um ambicioso Programa de Qualidade, do qual fazem parte projetos de envergadura, como a obtenção da certificação no modelo CMM Nível 2, seguido da obtenção do CMMI Nível 3. A certificação obtida hoje é um importante passo para a definitiva consolidação da FITec como um referencial de excelência em P&D no país", comenta Fernando Arruda, Presidente da FITec.

Segundo Carlos Alberto Caram, Diretor Executivo da ISD Brasil e primeiro brasileiro autorizado pelo SEI a liderar avaliações de CMM "O programa de melhoria de qualidade da FITec tem sido conduzido com muito profissionalismo. Trata-se de uma empresa genuinamente nacional, no segmento de P&D, que tem dado prioridade também para a qualidade e a melhoria contínua, o que a coloca no rumo certo para se tornar um referencial no mercado nacional e internacional. A conquista do nível 2 é mais um passo nesta direção".

"A equipe envolvida praticamente dobrou em muito pouco tempo, agregando pessoas oriundas de várias instituições, com as mais diversas culturas. Além disso, foi preciso enfrentar o desafio de implantar o modelo CMM com os projetos acontecendo ao longo do caminho. Mas o time estava focado na melhoria dos processos e garantiu a certificação dentro do planejado", explica Ana Alice, responsável pela implantação do modelo CMM na FITec.

"Nosso grande desafio foi conseguir definir, em um prazo bastante ousado, um processo único que contemplasse a grande diversidade dos projetos da FITec. Foi também demandado um grande esforço por parte da equipe para assegurar a efetiva implantação dos novos processos simultaneamente a suas atividades nos projetos. Entretanto, o fato de termos a certeza de que a obtenção desta certificação de maturidade nos traria um incremento real na qualidade dos projetos, beneficiando os nossos clientes, foi motivo de grande motivação para toda a equipe", comemora Ernesto Antunes, Gerente da FITec para a unidade de Recife.

O SW-CMM é uma iniciativa do SEI - Software Engineering Institute - que tem por objetivo avaliar e melhorar a capacitação das empresas produtoras de software, permitindo, de forma adequada, uma melhor seleção desses fornecedores. Um dos seus maiores apoiadores e consumidores é o Departamento de Defesa do Governo dos Estados Unidos.

Sobre a FITec - Fundação para Inovações Tecnológicas
A FITec é uma instituição de pesquisa de direito privado, sem fins lucrativos, credenciada para a realização de atividades de Pesquisa & Desenvolvimento com recursos da Lei de Informática. Com 10 anos de experiência, vem atuando na execução de atividades de consultoria e de desenvolvimento de projetos de P&D nas áreas de telecomunicações, energia, automação e tecnologia da informação. Com cerca de 300 pesquisadores, possui instalações em Campinas, Belo Horizonte e Recife.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de CMM e CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 40 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país