IMPRENSA

MATERA Systems conquista CMMI

A MATERA Systems, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo, presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP), acaba de ter suas áreas de "Manutenção e Evolução de Produtos" e "Desenvolvimento de Novos Sistemas" avaliadas com o CMMI 2, o Capability Maturity Model Integration nível 2. Este movimento envolveu cerca de 100 profissionais da empresa.

Todo o programa de melhoria de qualidade teve o suporte da ISD Brasil, empresa credenciada pelo SEI (Software Engineering Institute, entidade criadora do modelo), e única no país habilitada a fazer avaliações com profissionais brasileiros.

O objetivo do Capability Maturity Model Integration (CMMI) é servir como um guia para melhorar os processos das organizações e sua habilidade em gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas que já foram provadas como sendo efetivas, em uma estrutura que ajuda a estabelecer prioridades para melhoria.

A MATERA Systems fornece uma suíte completa de aplicativos para o core business bancário e sistemas para gestão empresarial atua ainda no desenvolvimento de sistemas sob medida e customizações em sistemas existentes.

Além dos resultados positivos já obtidos com o uso dos novos processos na gerência dos projetos, a MATERA Systems espera ainda perceber outro grande benefício dessa conquista: "Já exportamos para os Estados Unidos, mercado com um alto nível de exigência e, por isso, o CMMI vem apoiar bastante o desenvolvimento dessa linha de negócios. O CMMI é reconhecido no mercado americano como uma demonstração de competência naquilo que fazemos", afirma Carlos Augusto Leite Netto, presidente da MATERA Systems.

Segundo o gerente das áreas de Qualidade, Estratégia e RH da empresa, Eduardo Godoy, com a implantação do CMMI, a empresa passou a ter mais controle sobre seus projetos, permitindo uma maior visibilidade dos seus prazos e custos, fatores que contribuem para a qualidade desejada pelos nossos clientes.

Godoy acrescenta ainda que a implantação do modelo na MATERA Systems foi facilitada devido à existência de uma ferramenta própria para a gerência dos projetos. O alto nível de automatização dos processos foi classificado como ponto forte pela equipe da avaliação.

Para o diretor executivo da ISD Brasil, Carlos Alberto Caram, "a MATERA Systems, ao atuar com sistemas voltados à gestão empresarial, não poderia deixar de aplicar técnicas avançadas de gestão aos seus projetos. A conquista do nível 2 do CMMI foi um passo importante nessa direção", avalia.

Cerca de R$800 mil foram investidos nesse projeto e a MATERA Systems já está trabalhando, "sem perder o ritmo", nas palavras de Netto, em direção ao nível 3.

Sobre a MATERA Systems
A MATERA Systems fornece soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo. Oferecendo uma suíte completa de aplicativos para bancos e financeiras, está presente em mais de 50 instituições do país, atendendo às áreas de tesouraria, controladoria, renda fixa, crédito, cobrança, comercial e canais. Com 18 anos de atuação, a empresa conta com cerca de 250 profissionais distribuídos nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, sendo estes dois últimos também Centros Tecnológicos, e possui uma sólida cultura de compromisso com o cliente, qualidade e inovação tecnológica.

Sobre a ISD Brasil
No Brasil há cinco anos, a ISD Brasil é a subsidiária local da americana ISD-Integrated System Diagnostics, Inc. e conduz a adoção de CMM e CMMI (consultoria, treinamento e avaliações) em mais de 50 clientes no país. A ISD é a primeira empresa internacional a atuar na América do Sul com foco exclusivo em melhoria de processos baseada em modelos.

Últimas Notícias

11/03/2023 - Pernambucana, Blue Technology entra para o seleto grupo de empresas com CMMI

30/06/2016 - Prime IT renova o nível de maturidade 3 do CMMI – DEV

28/05/2016 - E-VAL Conquistou Novamente a Classificação CMMI

23/11/2015 - ISD Brasil fecha Parceria para Assessoria em PLM com Cadware -Technology

07/09/2015 - Como comprovar a autenticidade da certificação CMMI®

23/03/2015 - CCEE – Qualidade em seus processos

08/05/2014 - Amcom de Blumenau conquista nível 3

30/07/2013 - E-VAL Tecnologia atinge o nível 2 do CMMI

30/01/2013 - T-Systems do Brasil recebe recertificação CMMI Nível 3

11/12/2012 - Arthur Valle ministra o 100º curso de CMMI oficial da ISD Brasil no país