CMMI-Dev V2.0 Potencializando benefícios para sua organização

O CMMI® Institute, organização pertencente ao ISACA®, responsável por prover boas práticas ao mercado para evolução da capacidade dos processos visando melhoria de performance nas organizações, disponibilizou a versão 2.0 do CMMI (Capability Maturity Model Integration) recentemente.

O CMMI é um modelo consagrado, utilizado mundialmente há décadas como framework para melhoria de processos em organizações de segmentos variados, com resultados comprovados em termos de aumento de produtividade, redução de retrabalho, melhoria da qualidade de produtos e serviços, aumento da satisfação de clientes, entre outros benefícios. Em sua suíte de produtos, são contempladas boas práticas para desenvolvimento de produtos, prestação de serviços, aquisição de produtos, entre outras.
Como um framework, o CMMI tipicamente é utilizado de forma bem sucedida e integrada com métodos, técnicas, conceitos e abordagens diversas de trabalho, incluindo métodos ágeis.

A ISD Brasil, parceira do CMMI Institute há 18 anos, vem acompanhando de perto as iniciativas de evolução dos modelos da família CMMI, no intuito de oferecer aos nossos clientes orientações práticas para que os programas de melhoria gerem resultados cada vez mais efetivos por meio da implementação de melhores práticas com reconhecimento internacional.

Quais as principais diferenças?

O CMMI-Dev V2.0 vem com mudanças significativas em sua arquitetura e com foco em prover ainda mais:

Junto desta versão, estão sendo publicados também: nova versão do método para avaliações, acesso online ao modelo, treinamentos e orientações para adoção.

Nova arquitetura:

Classificação das áreas em Categorias e Áreas de Capacidade, incluindo reorganização e nova denominação para algumas áreas (Practice Area).

O conceito de “nível” agora está contido em cada PA (área de processo), indicando as práticas aplicáveis dependendo do nível almejado.

Treinamento de atualização: o treinamento para atualização de conhecimentos na nova versão (CMMI V2.0 Upgrade) será disponibilizado pelo CMMI Institute em meados de Abril/18, no formato e-learning. Este treinamento é obrigatório, assim como a realização da certificação profissional (CMMI V2.0 Associate Exam) para profissionais que já fizeram o treinamento oficial na versão 1.3, a fim de que possam participar de avaliações na versão 2.0 como “avaliadores” (appraisal team members).

Acesso ao CMMI V2.0: para acesso à nova versão, o CMMI Institute disponibilizou o Model Viewer, aplicação para acesso online, além da possibilidade de download de arquivo .pdf.
Maiores informações (valores e termos de licença) podem ser obtidas em:
https://cmmiinstitute.com/products/cmmi/cmmi-v2-products

Nova denominação para avaliações (e novo método de avaliação):

Veja informações em: https://cmmiinstitute.com/learning/appraisals

Como estas diferenças impactam seus negócios?

  • A redução no custo total de aquisição relativo às avaliações (certificações) é um benefício direto para os clientes.
  • A consolidação do CMMI como um “padrão de fato” de mercado beneficia diretamente as empresas que o adotam como modelo de referência para seus programas de qualidade.

Qual o prazo para adotar a nova versão?

É recomendável que as organizações iniciem a fase de transição, visando adequar seus processos e usufruir dos benefícios da nova versão, o quanto antes.

Datas importantes

28/Mar/18 -> lançamento do CMMI-Dev V2.0

Janeiro de 2019 -> início da aceitação de avaliações feitas na versão 2.0

Março de 2020 -> limite para aceitação de avaliações na versão 1.3

Abril de 2020 -> somente avaliações feitas na versão 2.0 serão aceitas

Por onde começar a migração?

  1. Estabeleça um plano de trabalho, considerando os objetivos de negócio e de melhoria de performance de sua organização
  2. Realize um diagnóstico para identificar o estado corrente de definição e implementação das práticas e estimar o prazo e esforço necessários à adequação
  3. A partir dos resultados do diagnóstico, estabeleça um plano detalhado de ações rumo aos objetivos definidos que contemple tanto a adequação/melhoria de processos como treinamentos e acompanhamento da implementação

Algumas razões para usar o CMMI na sua organização

A utilização do CMMI vem trazendo resultados efetivos a muitas organizações, especialmente àquelas que mantêm seu foco em melhoria de desempenho. A certificação, nesses casos, acaba sendo uma consequência natural do processo, fruto de um trabalho bem estruturado de implementação. Entre estes resultados, podem ser citados:

  • Retorno positivo do investimento em ações de melhoria de performance
  • Maior qualidade de produtos e cumprimento de prazos, menor retrabalho
  • Maior satisfação e menos reclamações de clientes
  • Menor turn-over de profissionais
  • Vantagem competitiva significativa em concorrências públicas e privadas, nacionais e internacionais

Mais informações:

https://cmmiinstitute.com/cmmi/dev

https://cmmiinstitute.com/model-viewer/dashboard

email: contato@isdbrasil.com.br

 

Curso de CMMI® Oficial:

http://www.isdbrasil.com.br/curso-cmmi-oficial.php

 

Sheila Fucase, André Pinho, Carlos Caram

Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil)

A ISD Brasil trabalha com todo o ciclo de preparação de uma empresa para a certificação
CMMI, incluindo a avaliação de certificação (avaliação oficial ou SCAMPI Classe A)

www.isdbrasil.com.br



® CMMI is registered in the US Patent and Trademark Office


Clique aqui para fazer o download deste artigo

Ainda não se cadastrou? Clique aqui para fazer seu cadastro.